Lista de Cha de Cozinha

Lista de Cha de Cozinha
Cris Presentes sua verdadeira madrinha de casamento !

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como dar uma festa em casa: veja 7 dicas práticas e estilosas.



Como dar uma festa em casa: veja 7 dicas práticas e estilosas.
Por Pollyana de Moraes


Receber os amigos em casa para uma festa de fim de semana ou um happy hour 

rápido entre segunda e sexta-feira é uma delícia, a gente sabe. Mas planejar um 

encontrinho com praticidade e bom gosto nem sempre é fácil.



                                        1
Comece pelo convite
O ideal é que ele seja feito por telefone ou por e-mail com pelo menos uma semana de antecedência, para que os convidados possam se programar. É claro que nada impede um convite de última hora, caso a festa não tenha sido planejada com antecedência. “Sempre que se convida para uma festa, deve-se esperar que o convidado leve um acompanhante”, avisa o especialista Alexandre Cymes. Vale lembrar também que é a partir do número de convidados que se define o que será servido.
2
Planeje um cardápio prático
Festa em casa já sugere um clima intimista e de proximidade com os convidados, por isso, nada de ficar enfurnada na cozinha enquanto seus amigo se divertem na sala. Segundo o buffet Arroz de Festa, o ideal é pensar em um menu fácil, que pode começar com uma salada  de entrada ou uma sopinha que faz sucesso no inverno. Se preferir, você ainda pode optar por um prato principal único e com personalidade, para dar menos trabalho e, ainda assim, deixar sua marca. “Uma boa paella um cassulet ou picadinho de grango ao curry ou uma massa recheada são ótimas saídas para festas em casa”, explica o banqueteiro Alexandre Cymes”. Para servir, aposte no esquema self-service, ou nas mini porções.
3
Organize um barzinho charmoso
“Reserve um espaço para um bar e deixe as bebidas, gelo, copos, frutas cortadas (se tiver caipirinhas) para que cada um se sirva. Deixe coqueteleiras, canudos decorados, coloridos e mexedor de bebidas. Pode ser interessante deixar também receitas e dicas de como se faz alguns drinques com medidas e truques na parede. É sempre muito divertido os próprios convidados prepararem suas bebidas”, ensina o time do Buffet.
4
Decore com simplicidade
Mesmo em uma casa ou apartamento pequeno, é preciso abrir o máximo de espaço para que os convidados possam circular livremente. “Espalhe comidinhas em pontos estratégicos para que as pessoas não se concentrarem em um lugar só e nem precisem cruzar o salão para comer. Compre flores, é simpático tê-las na casa”, afirma o especialista em buffets e festas Alexandre Cymes.
5
Lembre-se do banheiro dos convidados
A dica dos experts aqui é decorá-lo com flores, sabonetes cheirosos e toalhinhas finas. “Não se esqueça de um rolo de papel higiênico extra, finalizado com um lacinho de fita para ficar com cara de festa”, recomenda o time do Arroz de Festa.
6
Solte o som
Com antecedência, pense no clima que você deseja para a festa e monte um set list de acordo para deixar tocando. Lembre-se que a música deve refletir a sua personalidade e a de seus amigos
7
Fique atenta aos últimos detalhes
“Não economize no gelo, tenha um bom estoque e deixe a bebida sempre gelada. Monte em um canto da sala uma mesa de café com máquina (se tiver) ou com bules bonitos. Trufas e bombons também são simpáticas (para uma sobremesa simples e de última hora). E sempre é de bom tom comunicar seu vizinho que fará uma festinha. Mande uma caixa de bombons ou flores para que ele pense duas vezes antes de reclamar ou chamar a polícia”, brinca o expert Alexandre Cymes.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Como manter a casa arrumada de forma simples





Pensar em metros cúbicos e não em metros quadrados. Na verdade podemos armazenar mais até ao teto, do que num espaço plano. De fato quanto mais acima armazenar, menos estorva. Na cozinha é muito útil pendurar utensílios na parede ou em umas prateleiras para libertar espaço nas superfícies e no chão.
Fazer um plano de possibilidades segundo o que temos para guardar. Por exemplo, se queremos guardar sapatos, temos primeiro que verificar quantos pares temos e, depois, arranjar uma solução de armazenamento segundo a quantidade.
Escolha cada peça de mobiliário de forma inteligente. Existem camas que têm gavetas por baixo que são muito úteis para guardar brinquedos, caso seja um quarto de crianças, ou para guardar lençóis no caso de ser um quarto de adultos. Talvez seja interessante investir num lavatório que tenha um móvel por baixo. Embora não sejam tão chamativos como os mais modernos, são práticos na hora de guardar os artigos de banho.
Guardar apenas o que necessitamos e retirar, reciclar ou oferecer o resto. No final de cada estação quando trocamos a roupa de um sítio para o outro, devemos considerar realmente o que vamos voltar a usar na próxima estação e oferecer o que já não vamos usar.
Etiquetar tudo, desde os alimentos congelados até às caixas de armazenamento no sótão e os arquivos de recibos e papéis.
Não utilize espaços temporários. É aconselhável acostumar-se a guardar cada coisa no seu lugar. Se lhe destinarmos um sítio temporário, a única coisa que estamos fazendo é atrasar a decisão sobre o que fazer com isso.
Na hora de planificar lugares, móveis e artigos de armazenamento, é importante ter em conta as decorações de estação, como por exemplo decorações de natal, mobiliário de jardim, material de churrasco e outros artigos de verão, mantas e cobertores de inverno, etc...


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Disposição correta de copos e talheres à mesa



Observe a imagem e veja como colocar a mesa, considerando uma refeição elaborada, com entrada e pratos diversos:



Disposição correta de copos e talheres à mesa

Arrumar copos e talheres de acordo com o manual de etiqueta à mesa não é um bicho de sete cabeças, embora pareça. A primeira regra é colocar todos os utensílios geometricamente bem espaçados, isso cria harmonia e já dá um ar naturalmente mais organizado. A disposição dos objetos é feita de “fora para dentro”.
mesa-arrumada

a. Prato de Serviço (base): prato maior, também conhecido como base, que serve para colocar o primeiro prato.

b. Prato da manteiga: é colocado acima dos garfos, e ao lado esquerdo da disposição dos pratos.

c. Garfo de jantar: o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos menores para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar.

d. Garfo de peixe: Se existe um prato de peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar, pois será o primeiro a ser usado.

e. Garfo de salada: Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar. Se a salada for servida primeiro, então os garfos terão de ser colocados (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.

f. Faca de jantar: A faca maior, ou faca de carne, que deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.

g. Faca de peixe: faca de formato especial que fica ao lado direito da faca de jantar.

i. Colher da sopa: colocada ao lado direito das facas.

j. Garfo de ostras: Se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres.

k. Faca da manteiga: deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga, com a lâmina voltada para baixo.

l. Copos: podem ser até cinco, colocados de maneira que os menores fiquem à frente. O copo da água é colocado acima das facas; ao lado coloca-se o copo de champanhe; em frente o copo de vinho tinto e/ou vinho branco e um copo de porto.

m. Guardanapo: é colocado em cima do prato base, ou no espaço reservado ao prato.

Resumindo, em uma refeição simples do dia a dia: as facas são colocadas à direita do prato, sempre com a lâmina voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito depois da faca e os garfos à esquerda do prato. Talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda.
Por fim, você pode espalhar arranjos de flores, ou outros itens graciosos, para decorar a mesa.
                                                                                                                              Fonte: LolaHome

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dicas de etiqueta.

23 Lições de etiqueta à mesa

Veja algumas dicas de organização e etiqueta à mesa que vão ajudá-la a aproveitar as festas com charme e elegância


1. Vista-se de acordo

Em dúvida sobre o traje que deve vestir? Então pergunte à dona da casa. "Não é vergonha nenhuma e evita constrangimentos", ensina a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo.

2. Não se atrase

Procure chegar ao evento entre 15 minutos e meia hora após o início.

3. Leve uma lembrancinha

Pode ser um buquê de flores ou uma caixa de bombons.

4. Mantenha a classe

Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém?

5. Fuja das discussões

Esqueça assuntos polêmicos, como religião e política.

6. Maneire na bebida

É desagradável passar dos limites, né?

7. Preste atenção na postura

Apoiar os cotovelos na mesa dá a impressão de desleixo.

8. Espere para comer

Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido.

9. Abra o guardanapo de pano no colo

Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato. Guardanapos de papel permanecem na mesa mesmo.
Destaque da Matéria

10. Acerte nos talheres

Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato (e com a lâmina voltada para dentro).

11. Não enfie a cara na comida

Ela deve ser levada à boca e não o contrário.

12. Dobre as folhas da salada

 Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.

13. Jogue os caroços no cinzeiro

A regra serve para azeitonas servidas como aperitivo. Quando elas fizerem parte da comida, use o garfo e coloque o caroço no canto do prato.

14. Segure o frango com guardanapo

Se ele for servido à mesa, e não como aperitivo, retire as lascas de carne com o garfo.

15. Enrole o macarrão

"Para prevenir garfadas grandes demais, pegue os fios que estiverem na ponta do prato. E se sobrar algum fora da boca, corte-o com o dente, de forma natural, deixando-o cairde volta no prato", explica o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

16. Jamais faça barulho com a sopa

Assoprar a colher também pega mal. Comece a tomar pelas bordas, onde a comida esfria mais rápido.

17. Parta o pão com as mãos

E nada de mergulhá-lo na sopa ou no molho.

18. Não babe no garfinho do fondue

"Deposite o cubinho de carne ou o pão com queijo derretido no seu prato e use um garfo de sobremesa para levá-lo à boca", diz Fabio.

19. Corte melão, mamão e melancia com faca

 E separe a fruta da casca aos poucos.

20. Arrume os talheres no prato

Quando terminar de comer, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita, ligeiramente inclinados para baixo.

21. Dispense o palitinho

Além de falta de educação, o hábito pode machucar a gengiva.

22. Nunca fume à mesa

Se não conseguir resistir ao vício por algumas horas, peça licença e acenda o cigarro lá fora.

23. Saiba a hora de se despedir

Os anfitriões dão pistas quando estão cansados. Fique atenta!

                                                                                               
                                                                                              Fonte:   m de mulher / Fernanda Cury
N

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Presentear faz bem !

O ato de presentear tem uma representação simbólica que vai muito além da entrega de um bem material. Cada presente leva consigo uma mensagem que pode traduzir muito da personalidade de quem está dando o presente ou de quem está recebendo o presente.
Muito do que sentimos é expressado em um presente: o cuidado na escolha, a atenção com o embrulho   o momento da entrega, a expectativa para saber se conseguimos agradar. Aliás, alguns psicólogos defendem que o ato de presentear traz mais benefícios para quem está dando o felizardo que para quem o recebe, dá pra acreditar?
A psicóloga Ana Roberta Oliveira se deu conta desse prazer ao notar que, durante as suas viagens, gastava metade do orçamento com lembrancinhas para outras pessoas. Para ela, o Natal é a época perfeita para sentir o contentamento que vem de presentear. Por isso, ninguém fica de fora de sua lista natalina. “Ver a surpresa e a felicidade nos olhos de quem não espera receber nada é a melhor sensação possível. Porque aquilo está dizendo àquele outro: ‘reconheço e valorizo você, e o que você fez por mim o ano inteiro’”, conta. E completa:  “O doar espontâneo e desinteressado é recebido com alegria.”
A gente sabe que não é preciso um bom motivo para presentear, então o " Hoje " é uma ocasião que podemos  celebrar as nossas relações. Vamos aproveitar este dia para celebrar as nossas relações e ajudar nossos clientes neste processo tão especial que é a escolha de um mimo.
                                                                                                                                  Fonte: Mayara Natura

Feliz 2014

Olá,  amigos, amigas clientes e visitantes, sejam bem vindos ao nosso novo Blog.  Muitas novidades e dicas de presentes esperam por você. Curiosidades, lançamentos e tendências
serão abordados por aqui. Contamos com sua participação. Beijos a todos e um Feliz 2014
cheio de ótimos presentes.