Lista de Cha de Cozinha

Lista de Cha de Cozinha
Cris Presentes sua verdadeira madrinha de casamento !

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A NOVA CARA DA MARMITA




Quando crianças, muitos de nós levavam lanche de casa para comer na hora do recreio. Geralmente era um kit com sanduíche, fruta, algum doce e um suco.
A partir de certa idade, porém, comprar uma coxinha ou esfiha na hora do intervalo vira ostentação – para quem está na casa dos 30, 40 anos, pelo menos. Assim vai até a adolescência. Na vida adulta, com a rotina de trabalho, pelo menos uma das refeições do dia passa a ser feita fora de casa.
Para atender essa demanda, há restaurantes e lanchonetes de todos os tipos e especialidades. Essa opção pode ser rápida, gostosa e divertida, mas pode não ser a mais saudável e provavelmente não é a mais barata.

Novo conceito

No Brasil, levar marmita ao trabalho é algo que sofria um tratamento pejorativo. Atualmente, o conceito está mudando.
A partir dos anos 2000, a questão da alimentação saudável ganha importância. Houve esclarecimento sobre os riscos das substâncias contidas em muitos fast food, além das noções de higiene e conservação de alimentos nos restaurantes.
A renovação do hábito de levar marmita também tem motivação financeira. Se sai mais barato mesmo, não é possível afirmar sem fazer ressalvas. Depende, naturalmente, dos ingredientes escolhidos. O que tende a tornar a refeição caseira mais barata é a ausência de fatores que influenciam o preço de uma refeição em restaurante: aluguel do espaço, manutenção, segurança, impostos, salário de empregados etc.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Opções saudáveis: quinoa com legumes, cozido chikuzenni, salmão ao molho teriyaki sobre salada de algas e aspargos na berinjela grelhada com molho missô
Levar o almoço de casa é o único meio de ter total certeza da procedência dos alimentos. “Um ponto importante é que, com a marmita feita em casa, conseguimos controlar e saber se a comida está salgada ou com muito óleo, tornando-se uma opção muito mais saudável que ir a restaurantes”, afirma a nutricionista Nancy Ting Ling.
“É importante escolher a combinação dos nutrientes equilibrando a quantidade de carboidratos, proteínas, legumes e verduras. Em um recipiente à parte, montar uma salada com folhas e legumes crus, e temperar somente na hora de comer”, completa.

CUIDADOS

Evite deixar os alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente
Uma vez que os alimentos contidos na marmita não serão consumidos imediatamente após o preparo, alguns cuidados devem ser observados.
“As frituras devem ser evitadas, pois perdem a característica e o sabor ao serem requentadas, além de serem ricas em gorduras e substâncias prejudiciais à saúde. Os molhos cremosos ou à base de leite, creme de leite, maionese ou iogurte (molho branco, creme de milho, creme de espinafre) tendem a azedar mais facilmente com oscilações de temperatura”, recomenda Nancy.
Já entre os alimentos mais indicados, a nutricionista cita as carnes magras (boi, frango e peixe), tubérculos, hortaliças, legumes e grãos (feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico).

Alimentos frescos reduzem a possibilidade de contaminação. “O ideal é que as marmitas sejam montadas com alimentos feitos, no máximo, na noite anterior”, avalia Nancy. A nutricionista também sugere que, no caso de aquecimento no forno de micro-ondas, as carnes não sejam apenas grelhadas, mas também cozidas ou acompanhadas por algum molho leve para que não fiquem secas.

Armazenamento

O modo de conservar os alimentos é fundamental para que eles mantenham suas qualidades. Segundo recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “é importante não deixar alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente”.


A MODERNIDADE DO SILICONE !! 
Organize sua geladeira sem descuidar da conservação dos alimentos com estes potes de silicone (facilitam sua vida na hora de limpar e guardar). Tem travas e evitam vazamento de líquidos e podem ser levados ao microondas, freezer ou lava louças. Mais versatilidade e praticidade ao seu dia a dia! Guarde muita ou pouca coisa, e ocupe pouco espaço na sua geladeira.
Dimensões: 28x28x7 cm (1600ml + 450 ml + 450 ml)

Em temperaturas mais elevadas, esse tempo deve ser ainda menor. A nutricionista consultada indica apenas 60 minutos no verão. Para essa situação, a dica é guardar a marmita em uma bolsa térmica com géis de gelo. “Neste caso, é possível congelar o prato principal à base de proteínas, e refrigerar o restante até o momento de montar a marmita na bolsa térmica. Manter em local fresco até o momento de levar ao micro-ondas e aquecê-la por mais tempo, em alta temperatura”, afirma.

Oportunidades


Com a renovação do hábito de levar marmita, novas oportunidades aparecem no mercado. Uma delas é exatamente na forma de armazenar e transportar.
Nesta linha moderna Cris Presentes tem sugestões praticas e super elegantes para você transportar o seu alimento de forma bonita, higiênica e saudável.